top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

A melhor isca pra fisgar o leitor

A abertura de um texto define seu futuro - capriche!



O leitor decide se vai ler ou não o seu texto na primeira frase. Por isso ela precisa ser sedutora.


É a introdução que dá ao leitor a degustação daquele conteúdo. "Me interessa?", "vale meu tempo?", "o que eu vou aprender com esse conteúdo?". Essas são perguntas que o leitor inconscientemente se faz ao iniciar a leitura de qualquer texto.


O problema é que a responsabilidade de fisgar o leitor nas primeiras palavras pode ser justamente o elemento que trava a sua criação. Você precisa de uma abertura direta, atraente e concisa.


No post "Comece bem o texto e multiplique seus leitores" eu trago cinco estratégias bastante eficazes para você colocar em prática hoje mesmo e desenvolver a habilidade de redigir excelentes primeiras frases.


Para complementar os conteúdos do post que acabei de linkar, hoje eu sugiro que você dê um passeio por sites que você acompanha, com textos que te agradem e veja como esses autores abrem seus textos. De que maneira eles apresentam as ideias? O assunto fica claro já na primeira frase? Que tamanho têm as introduções desses textos? Dê uma espiadinha na grama do vizinho.


A ideia não é copiar, me se inspirar e aprender técnicas diferentes, expandindo seu repertório de ideias. Um famoso escritor americano, Ralph Waldo Emerson (1803 - 1882), disse certa vez: "todo homem com quem encontro me é superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele".


Garanto que o passeio vai valer a pena. ;-)



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page