top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

4 práticas poderosas pra turbinar a criatividade hoje

Criatividade é ingrediente fundamental para a vida cotidiana. Desenvolva a sua!


A criatividade é fundamental para a vida de qualquer pessoa. Independente da área profissional, a criatividade nos ajuda a encontrar soluções para problemas cotidianos, facilitar a adaptação a novas circunstâncias. Ela também nos ajuda a estimular o potencial criativo inerente ao ser humano, nos dá ferramentas para improvisar diante de imprevistos e claro, interfere diretamente nas atividades ligadas à arte. A criatividade é um dos principais ativos do profissional e do ser humano desse novo mundo que se constrói no século 21.

A principal razão para a ausência de criatividade é a falta de estímulos. Neste post eu falei um pouco sobre por que é tão importante alimentar o seu processo criativo. Hoje trago mais algumas dicas interessantes e fáceis de implementar pra dar uma turbinada na criatividade pra melhorar o seu dia a dia!

Crie uma playlist Selecione 20 músicas (ou mais) que você gosta de ouvir. Sentiu dificuldade? Então está dedicando pouca energia pra sua criatividade. Pode ser uma lista de suas músicas prediletas (não vale colocar um disco inteiro pra completar a lista, a menos que você realmente adore todas as faixas!), pode ser uma lista de músicas que te acalmam, que te estimulam, músicas que você ouve para trabalhar, músicas que te lembram uma fase da vida. Você pode fazer uma lista no papel ou pode criar uma playlist no Spotify, por exemplo.


Pegue um livro qualquer em sua estante Não precisa ser o preferido, pode ser qualquer livro, escolha aleatoriamente. Abra na página 30, terceiro parágrafo! Leia a primeira frase e pare. Escreva um parágrafo completamente novo a partir dessa ideia. Essa prática vai colocar as engrenagens da sua criatividade em funcionamento!

Dê uma volta em sua casa de olhos fechados Muito cuidado nessa hora! Faça isso somente se você se sentir confortável e vá devagar. A ideia é desenvolver a própria capacidade de se virar numa situação desafiadora, em que você não está no controle. Sair da zona de conforto é muito bom pra estimular os sentidos e desenvolver soluções criativas.


Organize suas gavetas Sim, essa é uma ótima ideia! Fazer atividades que não exigem tanto esforço mental, como arrumar gavetas, caminhar, varrer a casa ou colorir podem arejar a mente e trazer insights poderosos – além, e claro, de manter as gavetas limpas e bonitas. ;-)


Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page