top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Audiolivros: por que você deve conhecê-los ainda hoje

Sem desculpas para não ler. Leia enquanto dirige, cozinha, até mesmo no banho


"Não consigo me concentrar pra ler um livro."


"Nunca desenvolvi o amor pela leitura, o que considero uma pena."


"Adoro ler, mas ando tão sem tempo!"


"Eu tento ler, mas sempre acabo dormindo."


Eu conheço várias pessoas inteligentes e interessantes que adorariam ter o hábito de ler, mas simplesmente nunca conseguiram desenvolver, ou adoram ler mas não encontram tempo na rotina do dia a dia.


Essas pessoas são empreendedoras, profissionais de várias áreas, e até jornalistas! Precisam escrever em seu dia a dia para alavancar seus negócios, se comunicar com clientes, ou como atividade-fim mesmo. Se aproveitariam muito do hábito de ler, mas não conseguem começar.


Como resolver esse problema?


Existem algumas estratégias interessantes, listei algumas nesse post aqui, mas hoje vou falar um pouco mais sobre os audiobooks, ou audiolivros.


Audiobooks são basicamente livros falados que surgiram entre as décadas de 80 e 90 do século passado, gravados e lidos por locutores profissionais ou pelos próprios autores. Alguns tem efeitos sonoros e várias vozes, outros são mais simples, com uma só voz, e focam mais no conteúdo.


Audiolivros são muito bons em vários aspectos: você pode ouvi-los enquanto dirige ou na viagem de ônibus, enquanto cozinha ou arruma a casa, enquanto pratica exercícios ou simplesmente enquanto não faz nada, apenas se dedica à "leitura".


Outra vantagem dos audiolivros é que eles são inclusivos. Pessoas com deficiência visual ou disléxicas se beneficiam muito dessa alternativa.


Os apaixonados por livros em papel não vão gostar muito da ideia dos audiolivros. Para estes, o cheiro e a textura do papel são partes importantes da experiência de ler (estou entre eles!), mas o conteúdo é o mesmo, apenas a experiência é diferente.


Sim, e onde eu encontro audiolivros?


Existem plataformas e aplicativos para "leitura" de audiobooks, como a Ubook, Storytell e Audible. Todas elas cobram mensalidades para oferecer o acervo completo, embora permitam acesso a alguns conteúdos gratuitos.


O Spotify também oferece a possibilidade de consumir livros nesse formato. Basta procurar por audiobooks e ver que títulos estão disponíveis por lá.


Se você não tem o hábito de ler mas gostaria de desenvolver, dê uma chance aos audiobooks. Pode ser uma boa porta de entrada para o mundo dos livros!


Depois me conta se deu certo!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page