top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Comece bem o texto e multiplique seus leitores

Encontrar a primeira frase ideal, aquela que vai capturar a atenção do leitor, pode ser desafiador - mas é ela que define o futuro do seu texto



Para boa parte das pessoas que se dedicam à atividade de escrever, começar um texto pode ser um desafio. Não é fácil encontrar a primeira frase, aquela que destranca o texto inteiro que às vezes está pronto lá dentro da gente.

Acontece comigo também. Às vezes eu sinto que ela está passeando em minha frente, dançando diante de mim e eu não consigo pegá-la. Enquanto não a encontro, escrevo várias 'primeiras frases' e apago, porque sei que daquelas ali não sairá texto algum.

Até que, num golpe de sorte, encontro "A" primeira frase, capturo-a e escrevo-a na página em branco (ou ela se rende a mim, ou resolve que já chega de tripudiar da escritora!) e o resto do texto vem.

Tenha em mente que você só tem uma chance de fazer com que o leitor leia seu texto. Essa chance é a sua primeira frase. Se ela for desinteressante, você perde o leitor; se ela for atraente, provocativa, impactante, ou contar uma história, seu leitor segue o caminho que você quiser.

Mas como 'capturar' a primeira frase?

É claro que não existe fórmula mágica, mas existem algumas estratégias. Vamos a elas!

Primeiro de tudo: tentativa e erro! Vá escrevendo até sentir que aquela será a abertura do seu texto.

Há outras atitudes que podem ajudar. O que eu faço é sentir o texto antes de escrever. Sobre o que eu quero falar? Eu tento 'desenhar' - ainda que mentalmente - o texto, antes de escrevê-lo. Assim consigo me conectar melhor com a ideia, e isso me deixa mais perto da tal primeira frase.

Outra ideia é topar seguir uma primeira frase provisória e desenvolver o texto. Quando você terminar, releia, pode ser que a primeira frase "ideal" surja daí. Às vezes o processo ocorre de trás pra frente!

Faça uma pergunta ao seu leitor. Pode ser uma pergunta retórica, sem objetivo de obter uma resposta, apenas para afirmar ou insinuar uma informação, utilizando ironia ou sarcasmo, ou pode ser uma pergunta verdadeira. Provoque curiosidade, dúvida. Não responda de imediato. Conduza o leitor a refletir sobre o que você propõe.

Conte uma história. Essa é uma maneira excelente de capturar a atenção do leitor. Pessoas se conectam com histórias e querem saber que final elas terão. O storytelling é um método altamente eficaz de conduzir leitores a acompanhar e comprar ideias, produtos e serviços. Falaremos mais sobre storytelling no Publica!.

Por fim: não se prenda à ideia de que existe uma introdução perfeita. Busque a melhor abertura possível, mas não deixe que isso trave seu processo criativo. Deixe acontecer e desapegue da ideia de perfeição.


No canal do Publica! no Telegram, você recebe esse e outros conteúdos gratuitos sobre escrita. Experimente aqui!

Espero ter ajudado. Boa sorte na sua captura de primeiras frases e mãos à obra!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page