top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Como escrever artigos incríveis pro seu blog

Escrever bons textos dá muito trabalho. Ainda bem que as estratégias existem!



Que manter um blog de qualidade dá trabalho, acho que todo mundo já sabe. Tem que ter assiduidade, textos bem escritos, tem que fazer pesquisa, usar boas fotos, é um baita investimento de tempo e energia (e pode ser de dinheiro também), mas o fato é que um bom blog também te dá muito retorno. Eleva sua autoridade em seu nicho de atuação, traz tráfego orgânico pros seus perfis em redes sociais e é uma excelente base pra toda sua estratégia digital. Ocorre que todo esse retorno só vem se - volte à segunda frase do parágrafo - você tem textos bem escritos.


A pergunta de US$ 1 milhão: como escrever bons textos?


Essa não é a pergunta de milhão de dólares! Escrever bons textos não é tão difícil quanto parece, mas é resultado de muito trabalho e dedicação. Quem quer realmente enveredar pelo incrível, apaixonante, rentável e libertador universo do texto (uau!), precisa ter habilidade. Tem que fazer cursos, desafios, praticar bastante, ler com frequência. Quem faz isso liga o turbo do aprendizado. E tem algumas outras estratégias também. Hoje vou te ensinar um método muito simples pra escrever um bom texto, seja um artigo pro seu blog, um post mais caprichado pra sua rede social, um texto mais profissional.

 

Você também pode gostar de ler:



 

Vamos lá?


Se você quer produzir um conteúdo rico, eu recomendo fortemente que você faça antes um esboço, um roteiro. Um esboço é uma forma de organizar as ideias num texto antes mesmo de escrevê-lo. Eu disse que era simples.


Imagine que você vai escrever um texto sobre seu negócio. Você é nutricionista e quer postar sobre a importância de beber água. Essa é a sua "big idea", a ideia central. Em seguida você vai escrever os tópicos que quer desenvolver na sequência correta em que devem aparecer, e isso te ajuda a visualizar o seu resultado final. Por exemplo:

Apresente na abertura a sua ideia central (Big Idea): “Beber água é importante”.


Tópicos:

- Como a água beneficia o funcionamento do corpo;

- Outras vantagens (pele, temperatura, circulação);

- O que acontece com quem não bebe água suficiente durante o dia;

- Sugestão (1 copo ao acordar, dois no meio da manhã, etc; lembretes no celular);

- Finaliza com pergunta. “E você? Bebe água regularmente em seu dia a dia?”

Pronto. Feito o esboço, é hora de alimentar e enriquecer seus parágrafos. Comece a pesquisar dados relevantes sobre o tema e desenvolva o texto. Percebe como fica mais fácil não se perder quando se tem um esboço?


Que tal desenvolver uma ideia e escrever um texto hoje mesmo com esse método?


Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page