É fundamental elencar as ideias numa trajetória lógica para o leitor
Alguma vez você já sentiu que seu texto estava truncado? Que as ideias não faziam sentido juntas e que você não conseguia conectá-las do jeito certo?
Pois saiba que esta é uma dificuldade de grande parte das pessoas que estão desenvolvendo o hábito de escrever e acontece também com escritores contumazes e até profissionais.
Dificilmente as ideias se apresentam claras, na ordem certa, sem te dar nenhum trabalho. O normal é que o texto vá acontecendo durante o processo de escrever, enquanto os argumentos vão surgindo e se encaixando.
Estamos falando de Textualidade.
Você também pode gostar de ler:
Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. Ela se dá no nível das frases e do próprio texto.
Dentro das frases, as ideias se articulam através de pontos de ligação entre elas, como "mas", "por isso", "senão", "então", "se", "por outro lado", a depender da relação entre elas.
Dentro do texto, os parágrafos se articulam também de acordo com a relação entre eles, e de acordo com o ordenamento dos argumentos.
Articular bem as ideias é construir um caminho por onde o leitor passe para entender o que você quer dizer, pra conduzi-lo ao seu raciocínio.
Ao escrever um texto, releia e observe se as ideias estão arrumadas. Se elas seguem uma trajetória lógica, se fazem sentido daquele jeito e naquela ordem. Senão, reescreva!
Vale a pena deixar o texto descansar um tempo e voltar a ele depois. Possivelmente você terá nova percepção e verá a trajetória correta para as ideias. Espero ter ajudado!
Gostou desse artigo? Compartilhe!
Comments