top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

'Entre eu e ele' ou 'entre mim e ele'?

Resolva de uma vez por todas e finalmente entenda a resposta!



Essa é uma daquelas dúvidas crueis que surgem quando estamos falando ou escrevendo e que acabamos nunca esclarecendo de fato. Afinal, quando você quer dizer que aquela questão será resolvida apenas entre você e outra pessoa, qual o jeito certo de dizer? "Entre EU e ele" ou "entre MIM e ele"?


Finalmente chegou a hora de acabar com essa confusão e não errar mais daqui pra frente!

 

Você também pode gostar de ler:


 

A forma certa de falar ou escrever é "isto é entre MIM e ele".


Pode soar estranho, mas tem explicação, claro! E o melhor de tudo, você vai entender a resposta, e não apenas decorar. Vamos lá:


Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele) assumem o lugar de sujeitos das frases.


Os pronomes pessoais do caso oblíquo (mim, ti, comigo) são complementos.


Por isso não falamos "mim está com fome", e sim "eu estou com fome" (lembre-se, "eu" é sujeito, "mim" não).


Por outro lado, também não falamos "Ana veio com eu", e sim "Ana veio comigo" ("comigo" é complemento, "eu" não)!


Sempre que a pessoa do discurso for o sujeito, você usará o pronome pessoal do caso reto. Quando ela estiver no lugar de complemento, o pronome será o pessoal do caso oblíquo.


Perceba que nós, vós e eles são ao mesmo tempo pronomes pessoas do caso reto e do caso oblíquo. Assim, eles podem ser usados como sujeitos e como complementos, e não costumam gerar dúvidas. "Isto é entre ele e ela", "Ele está com fome", e "Ana veio com ele".


Facilitou?


Então, quando você tiver uma pendência com alguém e outra pessoa quiser interferir, diga sempre "isto é entre mim ele"!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page