top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Palavras de 10 reais X palavras de 10 centavos

Textos eficientes são simples, claros e diretos!


Em qualquer texto escrito, seja a comunicação do seu negócio, seja um relato de viagem, uma declaração de amor, uma redação, anúncio, artigo, poema, seja o que for, prefira palavras mais curtas (as de 10 centavos!) do que as mais longas (as palavras de 10 reais). Da mesma forma, prefira as palavras mais simples do que as mais pomposas.


É muito comum as pessoas acharem que quanto mais difícil e elaborada for a escrita, mais culto o autor irá parecer! Não é verdade. Mas não acredite em mim, acredite em Arthur Schopenhauer. Compartilho aqui com vocês um trecho do livro dele "A arte de escrever":


"Um autor deveria evitar acima de tudo o esforço de demonstrar mais talento do que de fato tem, porque isso desperta no leitor a desconfiança de que ele possui muito pouco, uma vez que só se finge ter algo que realmente não se tem. (...) Todo pensador autêntico se esforça para dar a seus pensamentos a expressão mais pura, clara, segura e concisa possível. (...) É do pensamento que o estilo recebe a beleza, e não o contrário, como ocorre naqueles pseudopensadores que buscam tornar seus pensamentos belos com auxílio do estilo."


Ou seja, quanto mais simples, clara e direta for a comunicação, mais eficiente ela será.

 

Você também pode gostar de ler:


 

Queremos textos que cumpram seus papeis, correto?


- Então, em vez de administração, prefira gestão;


- Em vez de indubitavelmente, prefira sem dúvida;


- Em vez de verifique, prefira veja;


- Em vez de comportamento, prefira conduta.


"A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação". Facilite a compreensão da ideia e torne seus textos mais eficientes!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page