top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Pequenos negócios: comunicar bem é vital

Não comunicar - ou comunicar mal - passa a mensagem de que você não se importa com seu cliente


Outro dia, durante uma entrevista a convite do Sebrae, eu falava sobre Comunicação para Pequenas Empresas. Meu entrevistador, Wagner Santos, me perguntava sobre a importância da comunicação de pequenos negócios nesse momento complexo que vivemos.

Se você tem uma empresa, pequena ou grande, você precisa se comunicar com seus clientes e com quem não é seu cliente - ainda. Tenha em mente que tudo começa com um texto. Seja ele escrito ou não, toda fala, toda comunicação é texto. Bons textos comunicam bem, textos ruins comunicam mal. Nenhum texto também é comunicação - má comunicação.


O post de hoje é pra você que tem um pequeno negócio e cuida pessoalmente de sua comunicação. O mais importante de tudo é: crie um relacionamento com seu cliente. Esteja presente, ajude-o, mostre como você pode tornar a vida dele mais fácil, confortável e prática e passe confiança. Continue lendo para saber como fazer isso através de sua rede social!



Mantenha uma rede social atualizada Pode ser diariamente, pode ser a cada dois dias (intervalos maiores não são recomendados, esteja presente). Um cliente (ou potencial cliente) que acessa a sua página e vê que o último post foi colocado no ar há uma semana, pode interpretar essa ausência como "a empresa não existe mais", "eles são pouco profissionais", ou ainda "vou procurar outra empresa que me passe mais confiança e segurança".


Sua rede social deve ajudar o seu público É importante que você não foque em vendas 100% do tempo. Organize sua semana. Uma boa dica, por exemplo, é postar uma mensagem de entusiasmo e motivação na segunda; na terça você compartilha alguma informação de qualidade sobre a área em que você atua, tira uma dúvida comum, ensina algo importante; na quarta você divulga seu produto, sempre mostrando como ele se encaixa da vida do seu cliente, tornando-a mais prática, confortável, alegre - mostre que seu produto melhora a vida das pessoas; na quinta você pode abrir espaço pra ouvir seu público. De que forma você pode ajudar? Especificamente nesse momento da vida de todos?; na sexta você pode mostrar que critérios de segurança você tem adotado pros seus funcionários (se a empresa tiver funcionamento interno) e pros seus clientes, caso você faça delivery.



Mostre as pessoas que trabalham com você Conecte seu público com sua empresa. São pessoas de um lado e de outro, conecte-as! Fale sobre suas histórias, seus sonhos e o que elas fazem dentro da empresa. Isso é bom tanto pro cliente, já que fortalece o vínculo, cria intimidade, conexão e relacionamento, quanto para o funcionário, que entende a importância do seu papel na empresa para que tudo dê certo no final. Você valoriza, ao mesmo tempo, essas duas relações fundamentais.


Por fim, uma coisa muito importante:


Em redes sociais, use boas fotos Não precisa necessariamente contratar um fotógrafo, celulares fazem fotos suficientemente boas e existem aplicativos que melhoram a qualidade ainda mais. Imagem também comunica, tem texto ali!


Não esqueça de caprichar nas legendas, que não precisam ser grandes, mas devem comunicar de forma próxima, afetiva e simpática. Divida em parágrafos curtos, tornando a leitura mais agradável e fluida.


Espero que essas dicas tenham sido úteis!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page