top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Use o 'escaneamento' de texto a seu favor!

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Textos sem parágrafos ou destaques X textos divididos em parágrafos com detalhes em alguns trechos: qual leitura parece mais agradável?



Você já ouviu falar em “escaneamento de texto”? Se sim, já deve ter percebido que uso essas técnicas aqui no Publica!. Se não, explico.


A maioria das pessoas lê pouco e dedica pouco tempo à leitura. Sendo assim, quem escreve e quer atrair leitores precisa facilitar a vida deles e respeitar seu tempo. Escanear um texto é como passar o olho por ele do começo ao fim.


Imagine dois textos. Um deles é um bloco inteiro, sem parágrafos, sem nada que chame atenção para nenhum detalhe, nenhuma palavra. Você só vai decifrar aquele tijolo se lê-lo do começo ao fim. Talvez você não tenha tempo, e esse formato não te deixa interessado.


Agora imagine outro texto. Ele tem várias divisões em parágrafos, deixando a leitura menos cansativa. Traz palavras em negrito, itálico ou maiúsculas, palavras que te dão uma ideia do que está escrito ali e te despertam curiosidade.


Traz uma lista com itens bem definidos, o que dá ao leitor a sensação de que precisa ler o próximo item. Intercala parágrafos com imagens, gráficos e citações em outro tamanho de fonte.


Qual deles te parece que vai despertar o interesse de quem passa o olho, ou seja, escaneia um texto?


Leve em consideração que o leitor escaneia um texto antes de decidir lê-lo. Espero que essa dica faça sentido!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page