top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Editar seus textos também é praticar!

Reler, corrigir e fazer alterações em seus textos é uma ótima maneira de aprimorar sua habilidade de escrever



Você pratica a escrita diariamente? Acho que você já sabe, é assim que se desenvolve uma habilidade de fato. Praticando, insistindo, criando o hábito de fazer alguma coisa. "A excelência é um hábito", senhores! É a repetição de uma atividade que a aprimora, que te faz compreender os melhores caminhos a seguir. E se houver orientação e direcionamento, então a coisa realmente acontece.


Para aprimorar sua habilidade de escrever bons textos, você pode, além de sentar e escrever (essa é a parte óbvia!), organizar anotações, fazer listas e editar seus textos.


Como assim?


Corrigir os seus próprios textos é ótima forma de perceber que palavras funcionam melhor em que circunstâncias; que articulação de frases funciona melhor do que outras; o que sobra e o que falta, e assim, reescrever e aprimorar textos.


É ou não é uma forma incrível e simples de praticar a escrita? É sim.

 

Você também pode gostar de ler:


 

Então vamos fazer!


Pegue textos que você escreveu nesta semana e releia (ou os últimos textos que você escreveu, os mais recentes).


Você faria do mesmo jeito hoje? Teria usado as mesmas palavras? Faria alguma mudança, ainda que pontual, aqui ou ali? Isso realmente mudaria a experiência do leitor ou tem um preciosismo aí?


Essa prática não tem a finalidade de julgar o que você já escreveu, e tornar o momento de publicar um suplício ("tenho certeza que amanhã não vou gostar"). A ideia é tornar a experiência do leitor mais clara, bonita, agradável. Trocar seis por meia dúzia não é edição, é preciosismo! Desapegue.


Em seguida, pegue textos mais antigos, escritos há um ano ou mais. Como é sua experiência diante desta leitura? Esses textos fazem sentido pra você? Como se sente diante de um registro antigo seu? Mudaria algo? Percebe alguma evolução de lá pra cá?


Se sim, ótimo! Se não, tudo bem também. Agora que você resolveu se dedicar mais à prática de escrever, essa evolução está para acontecer!


Espero que tenha compreendido como a edição pode ser uma maneira incrível de praticar e aprimorar sua escrita. Mãos à obra!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

1 comentário
bottom of page