top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

8 razões para incorporar a escrita à sua rotina

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Aprimorar seu texto é só uma delas - e não é a mais importante



"Escrever é para escritores". Li isso outro dia numa rede social, escrito por alguém que argumentava que não havia qualquer razão para se dedicar à escrita se você não quiser publicar livros.


Veja bem, essa pessoa escreveu isso numa rede social. Ela escreveu que não precisava escrever.


Tirando o caráter paradoxal dessa fala, acredito que essa pessoa desconhece os verdadeiros benefícios de incorporar a prática de escrever à rotina de vida de cada um de nós.


Tudo bem, a maioria das pessoas desconhece, ela não está sozinha.


Mas agora que você está aqui, você tem a chance de descobrir algumas dessas vantagens, e talvez entenda porque escrever só traz benefícios em diversas áreas da sua vida!



Organizar os pensamentos


Quando você escreve, precisa organizar e encadear as ideias para tornar a leitura mais fluida. Essa hierarquização dos argumentos te ajuda a organizar melhor o pensamento, entendendo que algumas informações são mais importantes do que outras.


Viagem para dentro


Escrever abre portais para as nossas próprias histórias. Quando escrevemos algo sobre nossas experiências de vida, voltamos àquele momento, revivemos sensações e visitamos lembranças muitas vezes adormecidas. Isso nos permite perceber nuances que passaram despercebidas e reviver emoções.


Esses portais podem nos levar de volta a passagens agradáveis - ou não - da vida, mas em todos os casos será benéfico escrever sobre, como forma de compreender e curar traumas.


Alívio de angústias


A escrita terapêutica é uma excelente forma de elaborar melhor situações que foram difíceis de vivenciar. A escrita é também uma ponte segura e eficaz para pôr pra fora angústias que são difíceis de verbalizar. Escrever à mão pode ser ainda mais eficiente nesses casos, mas não costuma ser uma regra. O importante é deixar que os pensamentos confusos passem para o papel, e expressem aquilo que você não conseguiu dizer.


Escrever cura


Além de aliviar dores da alma, escrever pode comprovadamente ajuda a curar feridas físicas. Uma pesquisa feita em 1986 no Texas (EUA), chegou à conclusão de que pessoas que tiveram ferimentos físicos, ou que sofreram cirurgias, se recuperaram mais rápido exercitando a chamada escrita expressiva. Ela consiste em escrever, por três ou quatro dias seguidos, sobre um evento traumático, sobre seus sentimentos mais profundos e sentimentos. Falo mais sobre esse experimento e sobre outras pesquisas que provam a mesma tese neste post.


 

Você também pode gostar de ler:


 


Planejamento


Fazer planejamento de seus dias é uma maneira incrível de "criar" tempo em sua rotina! Através da escrita você consegue estabelecer prioridades, agrupar tarefas semelhantes, definir prazos para realizar atividades importantes. Você encontra mais sobre a mágica do planejamento semanal aqui!


Melhora a fala


Ao aprimorar a habilidade de escrever de forma mais clara e convincente, sua comunicação oral se beneficia automaticamente. Você entende que algumas expressões são mais eficazes do que outras, sua bagagem aumenta, o vocabulário também.


Maior valorização profissional


Profissionais que se comunicam de maneira clara, correta e eficiente são muito mai valorizados no mercado de trabalho em qualquer área de atuação. Se você precisa atender público, redigir textos, enviar e-mails, seja qual for a demanda profissional, a boa comunicação é fundamental. Ou seja, quem escreve mais, é um profissional mais valorizado.


Por fim, aprimorar seus textos


Além de todos os benefícios descritos acima, a prática frequente de escrever melhora automaticamente a qualidade dos seus textos. Você ganha intimidade com a escrita e isso te permite observar que palavras funcionam melhor, o que falta e o que sobra, perceber que há um ritmo implícito no texto, o que funciona e o que não comunica com clareza.


Como você pode ver, incorporar a escrita em sua rotina te traz benefícios significativos em todos os aspectos da vida. Que tal escrever algo hoje mesmo?



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page