top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Considere ter um blog em sua estratégia de marketing!

Redes sociais bem trabalhadas também cumprem o papel. O importante é comunicar



Você tem um negócio online vendendo produtos ou fazendo prestação de serviço de qualquer natureza? Você já empreende em redes sociais? Quer começar um negócio novo no mundo virtual?


Antes de mais nada é preciso entender que o ambiente virtual caminha para ser o principal meio de vendas de produtos e serviços mundo afora. Já era essa a tendência antes da pandemia, e agora isso se reforça ainda mais. Por isso tenha em mente que:


Existem dois tipos de empresas. As que estão online e as que vão deixar de existir em breve.


E nenhum empreendedor quer deixar de existir, quem está nessa área quer o exato contrário, que é crescer, correto?


A concorrência não é pequena, e tende a aumentar. Para se destacar, você vai precisar mostrar ao seu público que você é uma autoridade em sua área. É aqui que entra o assunto deste post: entre as suas estratégias de marketing, considere seriamente criar um blog.


Sim, um blog! Já falei aqui sobre como um blog é uma maneira incrível de aprimorar sua escrita. A necessidade de manter assiduidade em seu blog irá fazê-lo escrever com frequência, e só isso já te ajuda a melhorar sua habilidade. Há outras vantagens listadas neste post, como aprender algo novo, pesquisar e ler mais para embasar seus posts, a injeção de ânimo que um projeto novo nos dá.


Mas agora te recomendo criar um blog como estratégia de marketing. Mas preste atenção: às vezes queremos abraçar o mundo, fazer coisas demais, mais do que é possível fazer no momento presente. Empreender no meio de um furacão, como é a nossa situação hoje, já tem demanda suficiente. Coloque na balança: criar um blog dá trabalho, mas traz muitas vantagens. Se fazer isso for um trabalho extenuante, te digo sem medo de errar: não faça agora. Se você tem uma rede social bem feita, organizada, atualizada e que comunique eficientemente, então já está ok. O importante é comunicar, e que você não deixe de fazer. Nos dois casos, um blog ou as redes sociais, veja as dicas abaixo!


Quando um cliente precisa comprar algo ou contratar um serviço, quem ele procura? Alguém que realmente entenda do negócio, que conheça os segredos, que saiba resolver seu problema, que tenha boa comunicação. Que seja autoridade em sua área.



Como um blog me ajuda nisso?


Sendo o espaço onde você irá construir / mostrar sua autoridade em seu ramo de atuação. Com posts periódicos (de preferência diários), contando um pouco sobre o seu trabalho, como você começou a atuar na área, o que você faz, mas indo além disso. Trazendo curiosidades, educando seu público, compartilhando dicas importantes, agregando valor à vida das pessoas. Ensinando como fazer algumas das coisas que você faz, ajudando as pessoas a terem uma vida mais prática, confortável, melhor.


O objetivo final de manter um blog é esse: fazer com que as pessoas confiem em você e te procurem quando querem aprender algo sobre o seu universo de atuação e, ao final, contratem o seu serviço ou comprem o seu produto.


Um dos posts que linkei acima te dá dicas importantes sobre como fazer. Listo algumas delas aqui:



Simples e gratuito


Existem muitas plataformas gratuitas onde criar um blog, e manter é fácil. Wordpress, Tumblr, Blogger, Weebly, Wix. Elas permitem que você adapte o visual ao seu interesse e não há segredo para postar, já que são autoexplicativas.



Escolha um nome atraente


Veja: meupensamento.wordpress, essasoueu.blogger, meujeitodepensar.wix. Não, né? Você consegue pensar num título melhor do que isso. Vale pro seu negócio também. O nome do blog deve ser curto, fácil de memorizar e se relacionar com o tema escolhido. Por exemplo: se você pensa num blog de culinária, que palavras se relacionam com esse tema? “Cozinha”, “Panela”, “Comida”, “Prato”. O que você quer oferecer ao seu público? “Praticidade”, “Afeto”, “conforto”. Que tal “CozinhaeAfeto.wordpress”? “PanelaPratica.Blogger”?



Compre um domínio


Que tal em vez de “panelapratica.wordpress.com.br” seu blog se chamar “panelapratica.com.br”? Você pode fazer isso comprando um domínio. O custo é baixo e pago uma vez por ano ($50 no GoogleDomains) e você dá um ar muito mais profissional, se esse for seu interesse.


Espero que pense sobre o assunto, seja num blog ou dando um upgrade em suas redes sociais.


Para ter uma comunicação mais eficiente, inscreva-se no curso online de escrita criativa "Da folha em branco à intimidade com o texto", que terá inscrições abertas de 04 a 10 de agosto. Para receber informações e o link de inscrição, deixe seu e-mail no formulário no topo desta página!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

2 comentários
bottom of page