top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

7 ladrões de produtividade pra você exterminar hoje

Se seu tempo é sempre curto, tem algum ladrão de produtividade ao seu redor!


Todo mundo tem 24 horas por dia, mas algumas pessoas simplesmente parecem ter horas guardadas em estoque. Elas dão conta de tantas atividades ao mesmo tempo - sem consumir a própria sanidade mental - que a gente fica pensando "o que eu estou fazendo de errado?"


Antes de mais nada, é importante repetir: "sem consumir a própria sanidade mental". Não é saudável abraçar mais afazeres do que se consegue realizar sem exaurir a própria energia. Mas se você percebe que seu tempo está escorrendo pelos dedos, preste atenção a este artigo. Pode ter ladrões de produtividade por perto! Quase todos eles são alimentados por nós mesmos, então faça o exercício de se observar e ficar atento(a) a partir de agora.

 

Você também pode gostar de ler:


 

Desorganização


Você tem que realizar uma tarefa em casa, mas não sabe onde colocou algo que precisa pra fazer. Eram orientações por escrito, que você jurava que estavam naquela pilha de papéis em cima da mesa. Tenta buscar as orientações online, mas você não salvou a página que dava o passo a passo. Seu tempo fica corrido e você precisa sair de casa, mas não encontra a chave do carro. Quando encontra, toma um café correndo, mas com a pressa, o café cai na roupa. Você troca a roupa, sai, e deixa o caos para trás. E assim o ciclo de bagunça e falta de organização se repete indefinidamente e você não entende porque não consegue viver e trabalhar de maneira produtiva.


Talvez o cenário acima seja um pouco exagerado, mas veja como a falta de organização te atrapalha em diversos níveis? Rouba seu tempo, te estressa, desanima e as consequências disso são todas negativas. Comece hoje mesmo a mudar o olhar, e dê pequenos passos. Evite acumular papéis desnecessariamente, estabeleça locais específicos para guardar os itens que usa mais, organize seus documentos online. Procure desenvolver o hábito de organizar suas saídas com antecedência, o que nos leva à próxima dica.



Falta de planejamento


Planejamento é mágica. Quando você organiza sua agenda da semana, ou mês, você categoriza as atividades por nível de importância e urgência, consegue aproveitar melhor seu tempo e incluir outros interesses que, sem planejamento, dificilmente você poderia usufruir.


Planejar é o marco zero da realização! Todo domingo eu faço listas a) do que preciso fazer, b) do que quero fazer e distribuo pelos dias da semana, observando quais são mais urgentes / importantes. Dessa forma consigo ter tempo pra cumprir a agenda de compromissos e ter tempo livre pra ler, estar com a família, estudar.



Excesso de tempo em redes sociais


Quanto tempo você passa por dia em redes sociais? Talvez você nem tenha noção de quantas horas por semana você passa acompanhando redes sociais sem nenhum propósito. Essas horas você poderia ter usado pra fazer uma lista de coisas que não faz por falta de tempo! Normalmente começa com uma notificação que você recebe e vai ver; você responde e em seguida vai à página principal se atualizar das últimas postagens. É aí que o ralo de tempo se abre e as horas passam sem que a gente perceba.


Quer parar de perder tempo? Que tal desabilitar as notificações de suas redes sociais? E estabelecer em que hora do dia você vai acessar esse conteúdo? Assim, é você que decide a hora de acompanhar sua rede social, e não a pessoa que te mandou uma mensagem e gerou uma notificação em sua tela.



Procrastinação


Quem nunca procrastinou algo que atire a primeira pedra! Procrastinar é aquele hábito terrível de deixar pra depois o que você poderia resolver agora. "Depois eu faço", "agora não", "melhor fazer isso depois de terminar aquilo", "amanhã eu começo". E assim se passam os dias, meses e anos. Combater esse hábito requer disposição e compromisso. Nesse post ensino uma técnica incrível que vai te ajudar a enfrentar o problema.


Procrastinação é um dos hábitos mais corrosivos e difíceis de superar que existem. Mas cada passo pra longe dele, é um passo em direção à sua realização. Pra que lado você vai caminhar?



Perfeccionismo


Não é incomum ouvir relatos de pessoas que não fazem algo que sonham porque não admitem menos do que a perfeição como resultado. É duro dizer, mas isso me parece autossabotagem em estado puro. Como vamos fazer algo perfeito se não começarmos pela imperfeição? Se você quer escrever um livro "perfeito", escreva primeiro um livro. Depois trabalhe nesse projeto até que ele chegue o mais perto possível do que você sonhou. Mas antes mesmo de começar, desapegue da ideia de perfeição, porque ela é uma fantasia. O unicórnio, a sereia, o dragão, a perfeição. Todos feitos de imaginação.


Pense em quantas vezes você aplaude o trabalho de outros e quantas vezes condena algo que você fez? Por que ser o seu próprio carrasco? Dê pequenos passos. Escreva, apague, reescreva e aprenda a conviver com seus próprios defeitos. Isso vai te ajudar em todos os aspectos da vida.



Falta de prática


Praticar exige tempo; não praticar rouba tempo. Calma, eu explico com um exemplo!


Sem prática: todas as vezes que você senta pra escrever o processo leva muito tempo porque seus "músculos de escrita" estão destreinados e fracos. Tudo é meio difícil, confuso, você não tem muita habilidade com texto escrito e acaba demorando demais escolhendo um assunto, as ideias não estão organizadas, o ambiente não colabora. O resultado é quase sempre frustrante.


Com prática: você já senta com uma ideia em mente, num ambiente previamente organizado e configurado pra te inspirar e te manter concentrado. Você tem intimidade com as etapas de produção de um texto e é hábil nos processos. A produção é maior em menos tempo.



Falta de foco


Você é daqueles que querem abraçar todas as ideias incríveis que passam pela sua cabeça e decide atuar em 35 frentes ao mesmo tempo? Me diz aí, quantos braços e cérebros você tem?


Se você é como os outros bilhões de humanos, com dois braços e um cérebro, eu sugiro que você foque em menos objetivos simultâneos e de fato realize coisas, ainda que menos coisas.


É humanamente impossível dar conta de múltiplas tarefas de forma produtiva e satisfatória. Ou você se exaure e acaba adoecendo, ou você não finaliza nenhuma dessas demandas. Fazer uma coisa de cada vez melhora a qualidade dos resultados, e te torna mais produtivo(a).


Espero que você consiga detectar os ladrões de produtividade que assaltam seu tempo e mande-os embora.



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page