top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

5 estratégias eficazes pra nunca faltar assunto!

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Crie um banco de ideias e não deixe de escrever por falta de assunto



Uma das principais dores de quem escreve, profissionalmente ou não, é se sentir sem assunto. Se esse não é um problema constante pra você, certamente já se sentiu assim alguma vez. O que eu trago aqui não é fórmula mágica, mas vai ajudar a não perder ideias.

ANTES DE MAIS NADA: VAMOS PARAR DE DEPOSITAR NA NOSSA ESCRITA A SALVAÇÃO DO MUNDO É apenas um texto. “Escrever é fácil. Começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca uma ideia.” Tudo bem, vindo de Pablo Neruda parece fácil! Mas essa frase nos mostra que não precisamos colocar no nosso texto do dia a dia um peso que não cabe. Seus exercícios não precisam ser inscritos em prêmios literários e você não precisa escrever todos os dias sobre algo mirabolante que irá alterar o curso da humanidade. Escreva por que escritores escrevem, sobre a luz que entra pela janela, sobre a notícia do dia, sobre o gosto da comida de sua mãe, sobre o cheiro daquela viagem, sobre alguém que você conhece. IDEIAS MARAVILHOSAS DE TEXTO NÃO BROTAM EM NOSSA CABEÇA ASSIM QUE SENTAMOS PARA ESCREVER Elas podem aparecer na fila do banco, no hora do almoço, no meio de uma conversa, depois de um sonho no meio da noite. Não deixe essas ideias escaparem. Bloco de notas no celular, gravador de áudio pra quando não der pra escrever (coloca atalho na tela principal!), caderninho. CRIE UMA CONVERSA COM VOCÊ MESMO NO WHATSAPP Abra um grupo com um amigo e depois exclua o amigo (avise a ele do que se trata 😁)! Pronto, agora você tem um grupo só pra você. Lá você pode mandar mensagens por escrito, áudios, links inspiradores e imagens.


ROTINA, FILMES, LIVROS, PROPAGANDA Tudo é fonte de ideias. Um passeio na calçada, uma viagem de ônibus, uma cena romântica, uma discussão acalorada, uma reflexão, uma paisagem. Quem não quer perder ideias está sempre perto de alguma forma de registra-las. Pegue seu celular ou caderninho e não a deixe escapar.


ORGANIZE SEUS REGISTROS Registrar todas as suas ideias certamente vai lhe render mais assunto do que você é capaz de desenvolver por dia! Para esse arquivo não ficar caótico, no fim do dia, ou de alguns dias, você organiza a bagunça, categoriza, prioriza. Assim você está criando o seu banco de ideias, que poderá consultar sempre que se sentir assunto! Existem aplicativos ótimos com essa finalidade, Evernote, Trello, Todoist, Wunderlist. Por fim, lembre que você não precisa sempre de ideias maravilhosas, mas de disciplina. Escrever todo dia é o maior desenvolvedor de boas ideias que existe!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page