top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Como consumir tanto conteúdo?

Livros, artigos, podcasts, e-books, blogs: priorizar é preciso


Então você baixa dezenas de e-books, salva uma infinidade de posts “para ler depois”, cria uma lista interminável de afazeres e, de repente, sente que não vai dar conta de tudo isso? Toca aqui, bem vindo à minha vida! E à vida de todas as pessoas que decidem adquirir conhecimento, estudar e se desenvolver - mas falta tempo!


Como vamos resolver isso?


É difícil. As 24 horas do nosso dia não são exclusivas para estudar. Impossível consumir tanto conteúdo. Essa dificuldade nos angustia e às vezes paralisa. Um caminho: prioridades.


O que ando implementando por aqui e tem dado certo na medida do possível: faço listas de prioridades que andam casadas com minha rotina extra trabalho. Quanto tempo consigo dedicar a ler, estudar, traçar as estratégias para os meus projetos?


Definido isto, tento encaixar essas prioridades em prazos estabelecidos e outras anotações importantes.


- O que preciso executar primeiro?


- Que conteúdos eu tenho para ler sobre isso?


Uma semana para uma tarefa, duas para a outra, dois dias para aquela terceira. Antes de passar para a próxima, finalize a primeira. As chaves pra que isso funcione bem: planejamento e dedicação. E mais uma tão importante quanto: flexibilidade para quando as primeiras derem errado.


Mantenha seu foco no que você precisa estudar nesse momento. Não adianta querer estudar Marketing Digital + Decoração + Gastronomia e achar que vai dar conta de todos esses conteúdos em dois dias. É humanamente impossível aproveitar tudo isso de forma satisfatória, e ampliar tanto assim seus temas de interesse ao mesmo tempo vai te deixar ansioso e invariavelmente frustrado.


Observe o tempo dedicado a acompanhar as redes sociais e analise se dá pra redimensionar esse tempo. Um pouco mais para seus estudos, um pouco menos para todo o resto. Ainda assim, tem muito conteúdo interessante sendo compartilhado em redes sociais. Aliás...


➡ Uma dica pra você que salva muitos conteúdos no Instagram: crie pastas. Eu tenho pastas para posts sobre “Marketing Digital”, “Escrita”, “Maternidade”, "Receitas" e outras. Não acesso tudo ao mesmo tempo, mas não perco conteúdos que considero importantes, e assim posso voltar a eles quando quiser consultá-los.


(Para salvar um post, basta tocar e segurar o botão de Salvar - uma bandeirola que fica sob a foto - e ele te oferece as opções de pastas que você criou. Para criar essas pastas, vá em seu perfil, toque nas três linhas que ficam no canto superior direito e toque em “Salvos”. Lá, toque em “+” e dê um nome à sua pasta.)


Prioriza e organiza que dá!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page