top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Como o ambiente influencia na produtividade

Sentar para escrever no ambiente errado pode ser fatal para o seu entusiasmo



"Não adianta, eu não consigo escrever."


"Eu começo a escrever e em pouco tempo estou incomodado. Não é pra mim!"


"Eu até tento escrever, mas minhas tentativas duram cinco minutos."


Talvez você nem desconfie, mas a origem desse desânimo pode estar no local onde você está escrevendo. Algo que não tem relação com seu texto, sua habilidade, nem sua criatividade. É externo e pode ser resolvido hoje mesmo!


Sentar para escrever no ambiente errado pode ser fatal para o seu entusiasmo. Problemas posturais, distrações, pouca luz, desorganização, tudo isso trabalha contra sua criatividade, produtividade e disposição.


A notícia boa é que isso pode ser mudado facilmente e você pode transformar sua experiência a qualquer momento. Vamos falar de alguns erros que cometemos na hora de escolher um lugar para escrever!


 

Você também pode gostar de ler:


 

Diga não ao sofá Escrever sentado no sofá, sem apoio para a coluna e os pés, pode parecer bastante "fotografável", mas é pouco funcional. Em pouco tempo o incômodo se torna mais intenso do que o ânimo inicial, e fica a impressão de que escrever é desconfortável. Desconfortável era a posição em que você estava!


Limpeza e organização Usar um espaço escuro, sujo e desorganizado atrapalha o fluxo das ideias, torna a atividade desagradável e desinteressante. Por outro lado, um ambiente limpo, organizado, com poucas distrações, permite que o foco esteja na atividade de escrever e não no incômodo provocado pelos excessos do ambiente ou pelo descuido do local.


Escreva sentado Escrever deitado, ou na cama, também não ajuda, sobretudo na hora de dormir. A luz atrapalha o sono e a posição também não é das melhores para sua postura. Para textos curtos, aqueles que já estão semiprontos na mente, até funciona. Mas para a prática constante não é o ideal.


E o que é o ideal?


O ideal é que você tenha um espaço dedicado à sua prática. Ou que organize seu espaço quando for praticar. Nem todo mundo consegue ter um cômodo para esse fim, ou até uma mesa, um cantinho só para escrever. Mas calma, você pode adaptar a mesa da sala, por exemplo. Coloque seu computador, tablet ou caderno, sua garrafinha de água (pra não precisar se levantar e correr o risco de se distrair!), os itens que costuma usar e algo que te inspire, um objeto decorativo, uma fotografia.


Aqui alguns exemplos de ambientes de escrita pra você se inspirar!







Você não precisa gastar dinheiro para decorar seu espaço. Tenha em mente que ele deve ser iluminado, confortável, limpo, inspirador e agradável de estar!


Sempre que for escrever, volte a ele. O cérebro humano responde muito bem a padrões, e sempre que você estiver diante desse "cenário", ele entra no modo "trabalho"!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page