top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

O poder mágico do planejamento semanal

Existem as pessoas que planejam e as que nunca têm tempo. Quem é você?



Você tem a sensação de que o tempo passa rápido demais e que as 24 horas do dia não são suficientes pra dar conta do que você quer fazer? Pois é, você não é a(o) única(o)!


Pelo contrário, você faz parte da maioria, as pessoas que querem fazer muitas coisas na vida mas que não encontram tempo. Deixa eu te dar uma notícia: tem tempo escorrendo pelos seus dedos enquanto você reclama. Ficou com vontade de parar de jogar esse tempo todo fora?


Eu sei, você sabe, todos sabemos que planejar é o marco zero da realização. Quem planeja o dia, a semana, o mês, tem muito mais chance de executar projetos do que quem assiste o tempo passar pensando "puxa vida, eu nunca tenho tempo".


Se você precisa de ajuda pra começar a planejar e adquirir o hábito, existem muitos aplicativos e gerenciadores de tarefas disponíveis pela internet, alguns gratuitos e mais simples, outros pagos, com mais funções. Mas você também pode apenas pegar sua boa e velha agenda em papel e começar.


Uma sugestão é, numa página, fazer uma lista de todas as coisas que você precisa fazer nesta semana, sem definir ainda o que fazer em cada dia. O primeiro passo é apenas colocar todos os afazeres numa lista.


Numa outra lista, enumere as coisas que você quer fazer. Quer encaixar um tempo para escrever todos os dias? Ou a cada dois dias? Que tal ler cinco páginas de um livro novo por dia? Coloque todos esses interesse na segunda lista.

 

Você também pode gostar de ler:


 

Por fim, pegue uma folha de papel e divida pelos dias da semana / horários (ou use um planner). Aqui a ideia é encaixar primeiro as coisas que você precisa fazer dividindo pelos dias da semana (trabalhar, fazer comida, estudar com os filhos, programar pagamentos de contas); em seguida distribua as atividades que você quer fazer (escrever, ler, cozinhar, brincar mais com as crianças, ver um filme com o marido (esposa, namorado(a)). É quase como montar um quebra-cabeças.



Uma dica que funciona muito bem pra mim: torne o momento do planejamento agradável, inspirador, algo que te motive a querer dar um gás nos seus projetos. Sente-se num momento tranquilo, num ambiente limpo e seja razoável: nada de planejar 35 coisas pro mesmo dia, pra não se frustrar!



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page