top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Seus esforços X julgamento dos outros

O medo da reprovação de terceiros tem poder pra interromper o seu processo criativo?



Você acaba de escrever um texto e está diante do botão "Publicar".


Nesse momento, dois impulsos competem pela sua atenção: o impulso de compartilhar o que você escreveu e o impulso de se proteger do julgamento alheio.


Eu já passei muitas vezes por isso, e hoje eu queria falar um pouco sobre esse dilema que pode ocorrer também com você.


É compreensível que a gente sinta a necessidade da aprovação do olhar alheio. Todos nós queremos agradar, receber elogios, ser aprovados pelos outros. É humano e não há nada de errado nisso.


Mas esse olhar, o olhar dos outros, nem sempre é 1) criterioso, 2) eficiente pra nos avaliar, e 3) interessado em nos fazer avançar.


Na verdade, esse olhar pode ser desinteressado, excessivamente julgador e descomprometido com a evolução do nosso trabalho.

 

Você também pode gostar de ler:


 

Há ainda outra opção: pode ser um olhar frustrado por não ter tido também a coragem de escrever e se expôr. E lá, na zona de conforto de quem não se arrisca, julga quem dá passos à frente.


Um passo após o outro, até dominar uma habilidade tão importante quanto comunicar com clareza, fluidez, com ideias articuladas, e com todos os poderes que advém dessa incrível habilidade.


Então hoje, pense um pouco sobre a que impulso dar atenção. Ao impulso vivo de escrever e avançar rumo a uma escrita plena ou ao impulso de aceitar o julgamento alheio e cercear esse processo criativo que está pronto pra acontecer?



Gostou desse artigo? Compartilhe!

bottom of page