top of page

Faça parte da nossa comunidade e receba nossos conteúdos exclusivos!

Obrigada pelo envio e seja bem vindo(a)!

  • Foto do escritorNardele Gomes

Você Publica! #3

Atualizado: 21 de jun. de 2020

É hora de praticar e, quem sabe, ler seu texto aqui! Três respostas serão publicadas!



Há alguns dias eu sugeri no canal do Publica! no Telegram um exercício aparentemente simples mas que esconde uma enorme dificuldade: falar sobre nós mesmos de maneira direta e breve.


A ideia é a seguinte: você entra num elevador, no vigésimo andar, em direção ao térreo. Lá dentro você encontra um potencial patrocinador, interessado em investir em seu projeto com a escrita (seu livro, blog, sua rede social, ou que quer te contratar para escrever pra ele). Ele pergunta:


"E então, o que você faz? Como é seu projeto?"


Você tem uma viagem de elevador pra resumir qual o objetivo do seu projeto com a escrita.


É um livro? Sobre o quê? É um blog? Ele interessa a quem? Como ele pode ajudar pessoas?


Lembre-se que você precisa vender essa ideia. Seduzir o patrocinador, aparentemente interessado, mas que pode ficar reticente a depender de como você apresente o projeto.


Este é um exercício bastante desafiador. Uma viagem de elevador? Muito pouco tempo! Mas aqui você tem uma vantagem: não será pego de surpresa e não precisa improvisar. Terá tempo pra pensar em cada palavra que vai usar na sua argumentação!


Tamanho máximo do texto: trezentos caracteres, contando com os espaços! Lembre-se é uma viagem de elevador. Vou dar dois exemplos, de como seria uma definição do meu projeto, o Publica!:


"Eu estimulo pessoas a desenvolverem o hábito de escrever, com conteúdo gratuito relevante e técnicas usadas por escritores profissionais. Acredito que realização e valorização profissional influenciam diretamente no bem estar e crescimento pessoal, melhorando autoestima e qualidade de vida."


Usei 291 caracteres! Deixei 9 pra ele responder "tô dentro"! Brincadeiras à parte, aqui vai outra possibilidade:


"Eu estimulo pessoas a realizarem sonhos. Publicar livros, atingir autoconhecimento, deixar um legado pros filhos e netos, empreender com a escrita, inspirar outras pessoas, contar boas histórias, ganhar o mundo. Eu só as habilito a fazer textos fluidos e criativos."


269 caracteres. Ainda mais direto e num formato mais livre.


Agora é sua vez!


Escreva, leia, releia, corte palavras, aperfeiçoe sua resposta o máximo que puder. Não pode ultrapassar os trezentos caracteres. Valem as respostas que chegarem até quarta-feira! Os textos devem ser enviados pelo Formulário de Contato aqui do Publica!.


Mãos à obra!



Gostou deste desafio? Compartilhe!

2 comentários
bottom of page